terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O FERMENTO

Ele está lá todos os dias na cozinha desempenhando o brilhante papel de fazer as suas receitas acontecerem. Imagina só o que seria de grande parte das preparações gastronômicas sem o fermento. Delícias como pães e bolos simplesmente murchariam e não teriam volume. É por isso que dedicamos um post inteirinho para esclarecer pontos relevantes sobre este ingrediente.

Primeiramente, o nome científico: o fermento é um agente da espécie Saccharomyces cerevisiae, que produz o gás carbônico responsável pela formação de alvéolos internos e também pelo crescimento da massa. Quem trabalha com pães costuma utilizar o fermento biológico fresco ou então o fermento seco instantâneo

O ingrediente biológico é encontrado em pacotes de 500 gramas, normalmente em formato de blocos paralelepípedos de cor creme ou marfim. Composto por cerca de 70% de água, ele tem mais ou menos 10 milhões de células com 0,001 milímetros de diâmetro por grama.

Seu prazo de validade é relativamente baixo. Quando armazenado em temperatura de 5ºC, tem durabilidade de 30 dias. Se, antes disso, você notar que os blocos estão com uma cor cinza, consistência mole e pegajosa, ou então secos e ácidos, atenção: a qualidade do produto é duvidosa e pode acarretar problemas na receita. 

A dosagem recomendada para a produção de pães é de 3% sobre peso da farinha. Outro ponto importante é adicionar o fermento biológico só depois da hidratação da massa.

Também bastante utilizado na panificação, o fermento seco instantâneo é obtido da secagem do fermento fresco. Ele normalmente é encontrado em pacotes de 500 gramas e apresenta período de conservação longo quando embalado a vácuo. Com poder fermentativo 30% maior que o produto biológico, a quantidade utilizada para fazer pães deve ser de 1% sobre o peso da farinha e, diferentemente do outro tipo de fermento, este deve ser colocado diretamente na farinha de trigo. 

Pronto, agora você já sabe mais sobre um dos ingredientes mais mágicos da cozinha!
fonte:http://www.bungeprofissional.com.br/BungeComVoce/informacoes-que-voce-precisa-saber-sobre-o-fermento

Nenhum comentário:

Postar um comentário