terça-feira, 16 de maio de 2017

Tipos de Corantes para Confeitaria



Tipos de Corantes para Confeitaria


Você sabe para que serve cada tipo de corante? É comum as pessoas ficarem em dúvida quanto à utilização dos corantes de acordo com seu tipo. Por este motivo, vamos esclarecer aqui as diferenças e aplicações para cada um. Existem os corantes lipossolúveis, que se dissolvem mais facilmente em receitas com mais gordura e são indicados especialmente para chocolates ou manteiga. E também os hidrossolúveis, que se dissolvem melhor em receitas com mais água em sua composição, tais como glacê, chantilly, pastas, etc.
Na confeitaria, os tipos de corantes mais utilizados são: gel, líquido e pó.
CORANTE EM GEL: Pode ser utilizado em qualquer tipo de alimento (doce e salgado). Possui alto rendimento e com apenas algumas gotas já é possível colorir o produto desejado. Uso ideal para pasta americana, pasta para flores, glacê real, chantilly (não todos), marshmallow pois não alteram sua consistência original e é fácil chegar ao tom desejado, variando a intensidade conforme se utiliza mais ou menos corante. Na utilização em chantilly e marshmallow, colocar depois de batido, já nas pastas acrescentar no centro e ir amassando a mesma até que a cor fique homogênea por toda a pasta. Algumas tonalidades são fotossensíveis, ou seja, podem desbotar com a exposição à luz (natural ou artificial), como rosa e lilás.
catalogo_celebrate_2016_paginas_16 A 27_COMESTIVEIS - Final.indd
A Celebrate possui uma linha de corantes em gel com fórmulas concentradas, ótimo rendimento e lindas cores. São 28 tonalidades para você atingir todas as nuances que sua criatividade mandar!
cores
CORANTE LÍQUIDO: Em alimentos como massas, doces, confeitos e bebidas, é utilizado para realçar a cor. Mas na confeitaria, é muito usado para quem gosta de trabalhar com pinturas na pasta americana, doces foundados e também na aerografia. Não é muito indicado para glacê, pois pode alterar a consistência do mesmo.
CORANTE EM PÓ: Na confeitaria, os corantes em pó são muito utilizados para fazer sombreamento e dar volume em folhagens, flores e outras modelagens. Não é necessário diluição, mas caso necessário, pode-se utilizar álcool de cereais ou essências de bolos. O corante em pó diluído fica com consistência semelhante ao do corante líquido, podendo ser utilizado também para pinturas e até pincelar pasta americana que não foi previamente colorida.


fonte:  http://celebrate.com.br/materiasedicas/tipos-de-corantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário