EJA Noturno
Instalada nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBSs), da Rede Municipal de Ensino tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do ensino fundamental, oferecido no período noturno, com duração de 4 anos em quatro etapas, como segue:
I – Alfabetização
II – Básica
III – Complementar
IV – Final
O curso é presencial, organizado semestralmente. Cada etapa tem duração de 200 dias letivos e 890 horas.
Legislação: Portaria 5.930 de 14 de outubro de 2013
EJA Modular
Organizada em Unidades Educacionais com proposta diferenciada de organização em módulos de componentes curriculares, a EJA Modular visa oferecer outra oportunidade de escolarização que melhor se adeque às necessidades dos jovens e adultos.
É um curso presencial, oferecido no período noturno, organizado com flexibilidade curricular, de tempo e de espaço, desenvolvido em quatro etapas – Alfabetização, Básica, Complementar e Final. Cada etapa é composta de quatro módulos, independentes e não sequenciais, com 50 dias letivos cada, que se desenvolvem em encontros diários de duas horas e quinze minutos (três horas/aula). As unidades de estudos, dentro dos Módulos de cada Etapa, são compostas de temas e atividades que se completam no mesmo dia.
Legislação: Parecer CME 234/12 de 02 de fevereiro de 2012
Movimento de Alfabetização (MOVA)
Parceria entre o Município de São Paulo e entidades sociais no estabelecimento de classes de alfabetização inicial. Depois de alfabetizados, os alunos são orientados na continuidade dos estudos em escolas públicas de São Paulo. Os interessados serão inscritos diretamente pela entidade conveniada, formando-se classes de, em média, 20 (vinte) alunos.
As classes serão agrupadas em núcleos e desenvolvem atividades educativas e culturais presenciais, por duas horas e meia, durante quatro dias da semana, de segunda a quinta, em período adequado à frequência dos alunos da respectiva comunidade. A sexta é reservada para a formação dos educadores.
Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)
O CIEJA articula, em seu projeto pedagógico, o Ensino Fundamental, com duração de 4 anos, nos períodos da manhã, tarde e noite, e a Educação Profissional – Qualificação Inicial. Os alunos são atendidos em estruturas que funcionam em cinco turnos diurnos e um turno noturno, de segunda a sexta, com aulas de 2h15 de duração. Está estruturada em dois ciclos:
Ciclo I:
1) Módulo I – Alfabetização
2) Módulo II – Básico
Ciclo II:
3) Módulo III - Complementar
4) Módulo IV – Final
Cada módulo terá duração de 1 (um) ano e de 200 (duzentos) dias letivos. O curso de qualificação profissional que integra o Itinerário Formativo é desenvolvido de forma articulada e integrada ao ensino fundamental e é definido a partir das necessidades da comunidade e peculiaridades locais.
Legislação: Lei 15.648/12 de 14 de novembro de 2012 e Decreto nº 53.676/12 de 28 de dezembro de 2012
Centro Municipal de Capacitação e Treinamento (CMCT)
Oferece aos jovens e adultos, com pouca ou nenhuma escolarização formal, cursos de qualificação profissional inicial de curta duração nas áreas de Panificação, Confeitaria, Elétrica Residencial, Mecânica de Autos, Informática, Corte & Costura e Auxiliar Administrativo. Atualmente, a cidade possui dois CMCTs:
Unidade I: São Miguel Paulista - Telefone (11) 2297-2844
Unidade II: Itaim Paulista - Telefone (11) 2572-1996
Mais informações no telefone (11) 3396-0621
e-mail: dot1@prefeitura.sp.gov.br
http://www.capital.sp.gov.br/portal/secoes/nav-cidadao/#/MSwzNCw5MzcsODI5
Nenhum comentário:
Postar um comentário