quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Avaliação: Croissant


 Gabriel
 Joana
 Douglas


Delicia!!!!!

Avaliação Pão de Frios

 Célia
 Juçara

 Edgard
 Edgard, Célia e Juçara

Avaliação: Esfiha

 Jaciara, Adriana
 Susi e Rose



Avaliação : Fogazza

 Pereira , Glória
 Priscila


Silvia

Avaliação : Bisnaguinha dos deuses

 Helenisa, Grazi e Regina



Avaliação: Pão de Alho

 Débora, Tatiana e Celeste


Aula de cocada

 Cocadas Maravilhosas!!!!!!!!!
O marido de nossa aluna Jaciara nos ensinou todos os segredos da cocada!!!!

Aluna Artista

Adriana tocou violão e as amigas cantaram
Muito lindo!!!!!!!!!!!!!

Avaliações : Curso de Confeitaria

 Alunas da Professora Luisa




 Alunas da Professora Sarita



Cursos Oferecidos no CMCT 2

 O Centro Municipal de Capacitação e Treinamento, Unidade II, oferece   os cursos de : 

Assistente Administrativo: das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Corte e Costura: das 8h00 às 12h00

Confeitaria: das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Elétrica Residencial e Reparos de Aparelhos Eletrodomésticos: das 8h00 às 12h00

Operador de Microcomputador: das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Panificação : das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Os cursos são oferecido gratuitamente pela Prefeitura de São Paulo e certificados pelo
 Senai, com duração de 160 horas, de 
segunda à sexta-feira. 
As últimas inscrições aconteceram nos dias 26 e  27/09/2012. 

No mês de Dezembro acontecem as inscrições para o ano letivo de 2013. Aguardem!!!!!!

Animais Sinantrópicos


Ratos


Hábitos
A característica principal dos roedores é a presença dos dentes incisivos com crescimento contínuo, daí a necessidade de roer para gastar a dentição. Dessa forma, estragam muito mais alimentos do que realmente necessitam.
São animais de hábitos noturnos por ser mais seguro saírem de seus abrigos à noite, à procura de alimento.
Possuem várias habilidades físicas, como nadar, subir em locais altos se houver base de apoio, saltar, equilibrar-se em fios e mergulhar, entre outras.
Encontram principalmente no lixo doméstico o seu alimento. Escolhem aqueles alimentos que estão em condições de serem ingeridos, pois, por meio do seu olfato e paladar apurados separam os alimentos de sua preferência e ainda não estragados. São considerados onívoros, isto é, alimentam-se de tudo o que serve de alimento ao homem.
Nas áreas urbanas encontramos três espécies de ratos: Rattus norvegicus, Rattus rattus e Mus musculus.

 Rattus norvegigus

Nas grandes cidades perdem parcialmente algumas características de comportamento como a neofobia (desconfiança a objetos e alimentos estranhos), pela próxima convivência com o homem e à dinâmica da cidade.
Na abundância de alimentos, como os provenientes do lixo orgânico inadequadamente disposto ou tratado, a proliferação desses roedores tem se acentuado. É, portanto, a espécie de roedor mais favorecida pelo ambiente urbano degradado por ocupações clandestinas, adensamento de locais carentes de infra-estrutura básica de habitação e saneamento, sendo responsável por surtos de leptospirose, mordeduras e agravos causados por alimentos contaminados por suas fezes e urina.

Rattus rattus
Conhecido como rato de telhado, rato de forro, rato de paiol ou rato preto, caracteriza-se por possuir grandes orelhas e cauda longa. Como o próprio nome já diz, costuma habitar locais altos como sótãos, forros e armazéns, descendo ao solo em busca do alimento e raramente escava tocas. Está presente e em dispersão na cidade de São Paulo.
Possui grandes habilidades, como caminhar sobre fios elétricos e subir em galhos de árvores, além de escalar superfícies verticais, adaptando-se perfeitamente à arquitetura urbana formada por grandes edifícios e casarões assobradados muitas vezes transformados em cortiços, locais onde encontra grande facilidade para se abrigar e obter alimentos, propiciando a expansão e dispersão da espécie.

Mus musculus
Popularmente chamado de camundongo, é o de menor tamanho entre as três espécies urbanas. De hábito preferencialmente intradomiciliar, costuma fazer seus ninhos dentro de armários, fogões e despensas.
Tem comportamento curioso, sendo de presa fácil nas ratoeiras. É facilmente transportado em caixas de alimentos e outros materiais, possibilitando sua fácil dispersão na área urbana.
Por sua característica morfológica e hábitos domiciliares, o camundongo não causa a mesma repulsa que os ratos maiores, sendo até tolerado, haja visto a grande quantidade de personagens infantis inspirados nesta espécie, como: Mickey Mouse, Jerry e outros famosos, apesar dos riscos que potencialmente pode trazer à saúde humana.

Ratos: Ciclo de Vida, Agravos e Medidas Preventivas


Ciclo de vida
A vida média da ratazana é de 2 anos, do rato de telhado 1 ano e meio e o camundongo vive cerca de 1 ano. A partir do 3º mês de vida já podem procriar, sendo que o tempo de gestação é, em média, de 19 a 22 dias e o número de filhotes por cria é de 5 a 12, na dependência da oferta de alimento e abrigo.

Agravos à saúde
Os ratos urbanos têm papel importante na transmissão de várias doenças como a leptospirose, a peste bubônica, o tifo murino e salmoneloses, entre outras. São freqüentes ainda os acidentes causados pela mordedura desses animais. No Brasil, até o momento, as Hantaviroses estão associadas aos roedores silvestres.

Medidas preventivas
A infestação de ratos num local pode ser verificada através da observação dos seguintes sinais:

  • Fezes: sua presença é um dos melhores indicadores de infestação. As fezes podem levar à identificação da espécie presente;

  • Trilhas: sua aparência é de um caminho bem batido, com 5 a 8 cm de largura, sendo encontradas geralmente nas proximidades de muros, junto às paredes, atrás de materiais empilhados, sob tábuas e em áreas de gramados;

  • Manchas de gordura: deixadas em locais fechados, por onde passam constantemente como, por exemplo, nas paredes e vigas;

  • Roeduras: os ratos roem (mas não ingerem) principalmente materiais como madeira, cabos de fiação elétrica e embalagens de alimentos para gastar sua dentição e como forma de transpor barreiras para alcançar os alimentos;

  • Tocas: são encontradas junto ao solo, junto aos muros, entre plantas e normalmente indica infestação por ratazanas;

A prevenção é possível através da adoção de um conjunto de medidas que chamamos de antirratização:

  • Acondicionamento correto do lixo: dentro de sacos plásticos, em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente, de preferência sobre estrado, para que não fiquem diretamente em contato com o solo;

  • Dispor o lixo na rua somente na hora que o coletor passa para recolher;

  • Nunca jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios;

  • Acondicionamento correto dos alimentos: em recipientes bem fechados;

  • Inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, atrás de armários, gavetas e todo tipo de material que adentre ao ambiente e possa estar servindo de transporte ou abrigo a camundongos;

  • Vedar frestas ou vãos que possam servir de porta de entrada aos ratos para os ambientes internos;

  • Colocar telas (com menos de 1 cm de vão de diâmetro), grelhas, ralos do tipo "abre-fecha", sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses animais através de ralos, encanamentos ou outros orifícios;

  • Evitar o acúmulo de entulho ou materiais inservíveis que possam constituir abrigo aos ratos;

  • Manter terrenos baldios limpos e murados;

  • Manter limpas as instalações de animais domésticos e não deixar a alimentação destes exposta onde os ratos possam ter acesso, principalmente à noite;

  • Vistoriar e manter limpos garagens e sótãos.

De importância fundamental é a parceria da comunidade do entorno, que deve ter informação e compreensão adequada do problema para eliminação de hábitos e costumes que possam contribuir para a proliferação dos ratos, tais como jogar lixo e entulho em córregos, praças, terrenos baldios, bueiros, etc.
Fonte:

Animais Sinantrópicos


Moscas


Hábitos
Existe uma grande diversidade de espécies de moscas. Uma das espécies mais presentes em áreas urbanas é a mosca doméstica (Musca domestica).
Alimentam-se de fezes, escarros, secreções, produtos animais e vegetais em decomposição e açúcar, entre outros. A mosca não consegue ingerir nada sólido, somente matéria na forma líquida; por isso, lança sua saliva sobre o alimento para poder digeri-lo e, posteriormente, ingeri-lo.
Em geral, é ativa durante o dia e repousa à noite. São encontradas repousando sobre as paredes, forros e fios das residências.
Os locais por elas visitados apresentam manchas, produzidas pelo depósito de suas fezes e pelo lançamento de saliva sobre o alimento.

Ciclo de vida
O ciclo de vida das moscas pode ser resumido conforme abaixo:
Ovo    Larva    Pupa     Adulto
A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição.
Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente.
Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas. A camada externa de pele das larvas se endurece, formando uma casca, dentro da qual começa a haver a metamorfose para mosca adulta, recebendo neste estágio o nome de pupário. As pupas não se alimentam. As moscas permanecem nesta fase por um período de 4 a 5 dias.
O tempo de vida das moscas varia de espécie para espécie, sendo, em geral, de 25 a 30 dias. Cabe ressaltar que quanto maior a temperatura e a umidade, mais rápido ocorrerá o ciclo de vida.

Agravos para a saúde
As moscas domésticas são insetos que tem importância como vetores mecânicos, isto é, podem veicular agentes patogênicos em suas patas após pousarem em superfícies contaminadas com estes germes e, posteriormente, pousarem nos alimentos, disseminando-os amplamente. Podem, dessa forma, transmitir várias doenças, tais como distúrbios gastrointestinais.

Moscas: Medidas Preventivas


O combate ideal das moscas é realizado através de saneamento ambiental, isto é, na eliminação das condições que propiciam a existência de locais onde se acumule lixo, restos alimentares, matéria orgânica em decomposição, entre outros.
Para isto, deve-se executar as seguintes medidas:

  • Acondicionamento correto do lixo: dentro de sacos plásticos, em latas limpas com tampas adequadas, de preferência sobre estrado, para que não fique diretamente em contato com o solo;

  • Não jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios, pois atrairão moscas para o local e, conseqüentemente, para todas as casas da vizinhança;

  • Só colocar lixo para coleta uma hora antes do coletor passar;

  • Se enterrado, o lixo deve receber uma cobertura de terra compactada de, no mínimo, 30 cm;

  • Acondicionamento correto dos alimentos (em potes ou latas bem fechadas);

  • Lavagem freqüente de áreas ou recipientes com qualquer tipo de resíduo orgânico (fezes de animais, restos alimentares, e outros), de forma a manter o ambiente sempre limpo;

  • Não manter criações rurais em áreas residenciais.

fonte: